terça-feira, 24 de junho de 2014

As faces do colesterol

As faces do Colesterol  


   O colesterol pode ser considerado um tipo de lipídio (gordura) produzido em nosso organismo. O colesterol está presente em alimentos de origem animal. Em nosso organismo, o colesterol desempenha funções essenciais, como produção de hormônio e viamina D ( é o nome geral dado a um grupo de compostos lipossolúveis essenciais para manter o equilíbrio mineral no corpo.)  No entanto, o excesso de colesterol no sangue é prejudicial e aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Em nosso sangue, existem dois tipos de colesterol que são o LDL e o HDL.
- LDL colesterol (lipoproteína de baixa densidade): conhecido como "o colesterol mau", porque em grande quantidade e a capacidade de se unir facilmente com outras células do mesmo genero, formando um acumulo de gorgura, se fixa nas paredes das artérias e está relacionado a aterosclerose,e também ao infarto e AVC. De um modo geral, o LDL conduz colesterol e triglicerídeos do fígado e intestino delgado para células e tecidos que fazem uso dessas substâncias.
- HDL colesterol (lipoproteína de alta densidade): conhecido como "coleserol do bem", faz parte da família das lipoproteínas, expulsa o colesterol que está em excesso de dentro das artérias, impedindo o acumulo, e diminuindo e muito, a formação da placa de gordura (ateromas).O HDL é o também conduz o colesterol dos tecidos para fígado, um transporte invertido, oque diminui a quantidade de açucar na corrente sanguínea, assim, diminui as chances de ocorrencia de doenças, como coronariana e outras.

  


Area de risco

Muitos podem ser os fatores que influenciam o aumento do colesterol, tendências genéticas e hereditárias, obesidade e atividade física reduzida. Sendo o fator, visto em muitas pesquisas e estudos, a própria dieta. Uma que seja rica em colesterol que inclui grandes quantidades de alimentos de origem animal. As gorduras, sobretudo as saturadas, contribuem para o problema do colesterol elevado.
A carne vermelha, mesmo qundo não possui aquela apetitosa capa de gordura, possui muitas moléculas de colesterol entre as suas fibras e deve ser evitada, por possuir a tal da gordura saturada, responsável pelo aumento da quantidade de colesterol no organismo. Está presente, principalmente, em alimentos de origem animal. Sabemos também que as margarinas devem ser as favoritas na alternância à manteiga.
Você sabia que mesmo alto o colesterol não apresenta sintomas?
Sabe quando você vizita o algum médico e ele pergunta o histórico da sua familia, no caso de doenças relacionadas a gordura, tais como, obesidade, aterosclerose, infarto e outras, esse é o método que o médico utiliza para saber se você tem alguma difunção por parte do seu organismo com o colesterol. Mas a aterosclerose é um caso diferente já que não produz qualquer sintoma até que ocorra algum tipo obstrução ou impedimento do fluxo normal de sangue pelas artérias.
                                                              Aterosclerose é mostrado na figura acima.
.

Prevenção    


Muitos autore de revistas e artigos ciêntificos usam o termo proteção, mas prefiro dizer prevenção do alto colesterol . Uma alimentação equilibrada e boas maneiras são capazes de evitar o aumento do colesterol podendo até, diminuí-lo.
-Exercícios físicos, atividades físicas sempre ajudam a emagrecer e a diminuir as tensões, controla o peso, fazendo exercício diminui-se o risco de infarto e os níveis de colesterol no sangue, além de aumentar a qualidade de vida.
-Fumar, é um fator bem marcante para doenças relacionada ao coração e pulmões, misturando cigarro ao colesterol, os riscos e danos são ainda maiores.
-Estresse, uma pessoa com menos estresse diminui, cada vez mas o risco de infarto e reduz o colesterol.
-Dieta, se feita com base em estudo de profissionais, competentes na area feita com baixos níveis de gordura e colesterol e sendo seguida fielmente, uma pessoa que deseja diminuir as taxas de colestero no sangue consegue, gradualmente, cumprir seu objetivo.
Alimentos origem vegetal como, frutas, verduras, legumes e grãos devem ser aproveitados ao maximos, tendo em vista as varias propriedades que são benéficas ao corpo. Quem possui certa predisposição ao colesterol alto deve ter a noção de tudo isso que acima foi comentado e seguir uma dieta que tenha sido feita por um profissional que especificamente, fará uma dieta com base nos seus costumes e seus gostos, lembrando que manter hábitos de vida saudáveis, evitar o fumo e controlar o colesterol não ajudará somente em problemas relacionados apenas a doenças relacionadas a colesterol alto e sim a varias outras doenças.
Varias dicas de bem estar são dadas por revistas, médicos e nutricionistas de todos os lugares:
·         Evite frituras,
·         Comer peixe e menos alimentos fritos,
·         Limite os alimentos ricos em colesterol, como gema de ovo e fígado
·         Aumentar a variedade de alimentos ricos em fibras, como aveia, pães integrais e maçãs, fibras ajudam a reduzir o colesterol,
·         Utilize derivados de leite pobres em gordura: leite desnatado, iogurte desnatado e sorvetes
·         Comer frutas e vegetais, quanto mais melhor,
Pessoas com diabetes  devem tomar mais cautela ainda, por possuirem mais riscos do que uma pessoa que não possui tal doença.


Nenhum comentário:

Postar um comentário