quarta-feira, 25 de junho de 2014

O que o colesterol tem a ver com menstruação?

(Imagem retirada da revista mdemulher)
Como essa fase tão complicada da mulher onde seus níveis hormonais flutuam de forma rápida podem estar associadas com o colesterol?Recentemente um estudo relacionou os níveis de estrogênio (hormônio feminino) com o colesterol,para a leitura de amostras os médicos que estão avaliando os níveis de colesterol de suas pacientes precisam levar em conta a fase do ciclo menstrual em que elas estão quando solicitam a medição.O co-autor da pesquisa Enrique F. Schisterman, chefe do Setor de Epidemiologia no Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano Eunice Kennedy Shriver, dos Estados Unidos fez leituras de colesterol mais consistentes e confiáveis, as medidas foram tomadas no mesmo período a cada mês por um par de ciclos.

"De forma bem prática, é mais fácil reconhecer o início de um ciclo. Então, se você fizer a medição no início de cada ciclo, vai ter medidas consistentes ao longo do tempo."O seguinte estudo foi publicado na revista online Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism.Para o estudo, o grupo Schisterman comparou os níveis de estrogênio com níveis de colesterol e de triglicérides em 259 mulheres saudáveis, com idade entre 18 e 44 anos.A maioria das mulheres cerca de 94% coletaram mais de 14 amostras de sangue,sendo que dessas apenas 5% tinham níveis de colesterol superiores a 200 mg/dL – nível que está no limite para o alto risco de doença cardíaca –, e a maioria era fisicamente ativa e não fumava. No entanto, os níveis de colesterol em 19,7% das mulheres chegaram a 200 mg/dL pelo menos uma vez. Além disso, as obesas com mais de 40 anos apresentaram maior variação nos níveis de colesterol do que o resto do grupo.

Os pesquisadores descobriram que, com o aumento dos níveis de estrogênio, o HDL, ou “colesterol bom” também aumenta, chegando ao pico na ovulação. Ao mesmo tempo, na medida em que os níveis de estrogênio aumentavam, o colesterol total e o LDL, ou também chamado de “colesterol ruim”, bem como os níveis de triglicérides, caíram, constatou a equipe. Este declínio começou alguns dias após os níveis de estrogênio terem atingido o pico na ovulação. Os pesquisadores observaram ainda que os níveis de colesterol total, colesterol LDL e triglicérides atingiram os níveis mais baixos um pouco antes do início da menstruação.Dica: Antes do período menstrual tente não ingerir alimentos ricos em gordura,e tenha uma alimentação mais leve!



Referencia:
http://delas.ig.com.br/saudedamulher/niveis-de-colesterol-flutuam-com-o-ciclo-menstrual/n1237745078039.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário