Pergunta do grupo de Envelhecimento para o grupo de Colesterol:
P: Como as estatinas (drogas que abaixam o colesterol) podem ajudar em cirurgias de transplantes de órgãos?
R: Em um estudo* com células cultivadas em laboratório, as estatinas suprimiram a ativação das células T, um componente do complexo sistema imunológico que ajuda a combater infecções e também contribui para inflamações quando reage. O estudo incluiu as drogas Atorvastatina (Lipitor), Lovastatina (Mevacor) e Pravastatina (Pravachol).
Nas células endoteliais as estatinas inibem a transcrição de diversos genes induzidos por NF-kB [1] e diminuem a expressão de HLA Classe II [2], induzidos por Interferon-g [3]. A supressão do Complexo Principal de Histocompatibilidade Classe II (MHCII) [4] impossibilita a ativação de células T e pode modular a auto-imunidade dependente de resposta do tipo Th1.
*Estudo publicado na revista Nature Medicine, na edição de Dezembro de 2000.
Glossário:
- NF-kB: (complexo proteico que desempenha funções como fator de transcrição);
- HLA Classe II: (Família de moléculas normalmente encontrada somente em Células apresentadoras de Antígenos e linfócitos B);
- Interferon-g: (Proteína produzidas pelos vertebrados e alguns invertebrados. Tem propriedades antivirais, imunorregulatórias e anti-tumorais);
- Complexo Principal de Histocompatibilidade Classe II (MHCII): (É a região mais densa de genes do genoma dos mamíferos e possui importante papel no sistema imune, auto-imunidade).
Referências
http://en.wikipedia.org/wiki/MHC_class_II
Nenhum comentário:
Postar um comentário