quarta-feira, 25 de junho de 2014

O risco de ataque cardíaco

O coração é um músculo, e por mais que saibamos que ele é responsável por bombear o sangue para o corpo é necessário ressaltar que ele precisa ser constantemente irrigado. Ok, mas qual essa relação com o colesterol? Vamos lá...
O sangue é responsável pela oxigenação de órgãos e músculos. O ataque cardíaco é a interrupção da oxigenação do coração, o que danifica o funcionamento do órgão, levando à morte caso seja prolongada. O colesterol entra nessa relação quando se torna o responsável pela interrupção do sangue ao músculo.
O nível total do colesterol, levando em conta o alto LDL e o baixo HDL, entra como um dos principais fatores de risco para o risco de ataque cardíaco (infarto do miocárdio). O acumulo de colesterol pode criar “placas” nas artérias coronárias, que são as artérias responsáveis em suprir a oxigenação do coração.
Alguns estudos já realizados mostram que níveis de colesterol total acima de 240 conferem risco alto de infarto do miocárdio. Por outro lado, 20% dos casos ocorrem em homens com níveis considerados seguros (abaixo de 200). A maioria, porém, desses casos de infarto associados a colesterol total baixo, apresentam níveis baixos da fração HDL (abaixo de 35).



Existem outros fatores que podem agravar o risco ao ataque cardíaco, que são separados em mutáveis (fumo, colesterol elevado, pressão elevada, obesidade, diabete melito e anticoncepcionais orais) e imutáveis (hereditariedade, idade e sexo).

Prevenção
·         Mantenha sua pressão arterial, açúcar e colesterol no sangue sob controle.
·         Não fume.
·         Considere beber no máximo 1 a 2 copos de álcool ou vinho por dia. Quantidades moderadas de álcool podem reduzir o risco de problemas cardiovasculares. No entanto, beber quantidades maiores causa mais danos do que benefícios.
·         Faça uma dieta com baixo teor de gordura, rica em frutas e verduras e com pouca gordura animal.
·         Coma peixe duas vezes por semana. Peixe assado ou grelhado é melhor do que peixe frito. A fritura pode destruir alguns dos benefícios para a saúde.
·         Exercite-se diariamente ou várias vezes por semana. Caminhar é uma boa forma de exercício. Converse com seu médico antes de iniciar uma rotina de exercícios.
·         Reduza seu peso se estiver acima do peso.



Referências:
http://saude.ig.com.br/minhasaude/enciclopedia/infarto/ref1238131518648.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário