Muito se houve falar e muitos estudos são feitos a respeito de Hipercolesterolemia. Mas e o contrário, o que é?
A Hipocolesterolemia é uma doença onde são verificados índices de colesterol anormalmente baixos (inferiores a 130 mg/dL). Não há muitos estudos na área, pois se trata de um quadro clínico raro. Alguns estudos, que tentam descobrir a causa, merecem destaque. Entre eles, temos:
- Shalev et al. observavam que todos os pacientes com hipocolesterolemia eram acompanhados de anemia crônica de alta atividade eritropoiética.
- Vyroubal et al. destacam que a doença “se trata de uma incapacidade de o organismo aumentar a disponibilidade de colesterol frente à demanda aumentada que ocorre no paciente grave.”
- Pocovi et al. dizem que a hipocolesterolemia é caracterizada por níveis de colesterol total. “Podendo ser resultado de dietas vegetarianas estritas ou enfermidades como má absorção intestinal, hipertireoidismo, enfermidade hepática grave, pancreatite crônica ou má nutrição.”
Há ainda, outros fatores citados na literatura, como uso de estatinas, Icterícia obstructiva, Aterosclerose, Hipotiroidismo, Diabetes Mellitus, causas hereditárias, causas familiares (diferentes tipos), Obesidade, Excesso de consumo de álcool. Alguns estudos apontam, ainda, relação com depressão, câncer e hemorragia cerebral, mas não se sabe ainda se a hipocolesterolemia é a causa destas ou se é fenômeno que pode ocorrer junto com estes fatores.
Referências
http://en.wikipedia.org/wiki/Hypocholesterolemia
Ótimo postagem cansei de procurar literatura a respeito da hipocolesterolemia é raro mas não poderia Passat desapercebido como passa pela gravidade do problema.
ResponderExcluir