terça-feira, 24 de junho de 2014

Gordura versus Gordura

  Gordura   Versus    Gordura


 Gordura é um termo bastante popular para mencionar os lipídeos. Gorduras são produzidas pelo processo orgânico presente tanto nos vegetais como nos animais, possuem um grande grupo de compostos geralmente solúveis em solventes orgânicos e não solúveis em água, graças a sua estrutura molecular alongada e por possuir estendidas cadeias carbônicas, são insolúveis em água. Pelo fato de ter uma, bastante reduzida densidade, ela flutua quando misturada em água. A enzima lipase é a responsável pela quebra da gordura, no organismo e é produzida no pâncreas.
Temos diferentes composições químicas e dentro disso podemos diferenciar três tipos de gorduras:

- A gordura Saturada;        

Quase sua totalidade está presente em alimentos de origem animal, estando sólida quando em temperatura ambiente. Encontrada em carnes brancas e vermelhas, leite e derivados, como manteiga, nata, iogurte e creme de leite.
Os efeitos no organismo humano são um aumento notável do LDL, o colesterol ruim, que fica depositado nas artérias elevando os riscos com problemas de coração e pressão.
- A gordura Insaturada       


Está presente principalmente em vegetais, permanecendo, em temperatura ambiente, líquida. Dentro desta temos duas divisões:
As Monoinsaturadas :  que são ácidos graxos com uma dupla ligação na molécula estão presentes em alimentos como a canola, o amendoim, o abacate e o azeite de oliva, por exemplo.
As polinsaturadas: são ácidos graxos com mais de uma ligação dupla na sua molécula. As que mais conhecemos são Ômega 3 e 6 encontradas em  frutos do mar, óleos de canola, sementas de cânhamo e em peixes de água fria. Estes são ricos em Ômega 3. Já os em Ômega 6 são: sementes oleoginosas e óleos de soja e de girassol.
Seus efeitos no corpo seriam a ajuda na redução do próprio colesterol ruim, sendo o mocinho para o corpo humano, sendo utilizado de maneria adequada, em quantidades aceitáveis, reduzido também gorduras que em níveis altos causam doenças coronárias, tipo os triglicerídeos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário